Formação do Break-heranças
Latinas
· Historia Break-Informação
Em 1977 dois B.boy, Jmmid e Jojo formaram a Rock Sterdy Crew, essa crew seria das mais importantes crew para a criação e divulgação da Daca break, nomes muito importantes fizeram e fazem parte até hoje dessa crew tais como:Kennneth’Kenswift’ Galbrt ,Richard’Crazy Legs”colon,Mr Freeze (o primeiro b.boy branco )e outros nomes que tiveram grande importância para a dança.A Rock Steady criou etapas ,estruturou a dança,formatou,tornado-a uma arte que podia ser praticada e ensinada ,Ken Swift foi o criador do estilo original style’como é conhecido,ele utilizou as bases da dança de forma que nunca havia sido utilizada,a dinâmica eo fluxo dos movimentos ficaram tão bem utilizados que a dança causava alusão de ser nova,passos novos,Kenny era tido como a mistura de todos os Bboys da época e foi responsável pela popularização da dança pois não existia naquela época que o visse dançar e não quisesse aprender aquela dança.Outro importante passo da crew foi a participação do movimento”DISCO SUCK”que fazia um protesto contra as músicas disco daquela época,era um protesto misto,diversas causas estavam sendo reforçadas ia Rock Steady compareceu pela sua própria causa ,as musicas estavam exterminando com o Breaking,eram músicas com sabes secas e instrumentais melos os que em sua grande maioria não possuíam Breaks e não tinham”SWING” que despertasse vontade de dançar o Breaking,em um jogo de Baseball,diversas pessoas se reuniram em um grande coro e gritavam”fora disco”,”Dane-se disco”,fizeram um pilha enorme de discos do Ritmo DISCO no meio do campo e atearam fogo ,ao som da multidão e com os Bboys dançavam no meio do campo.
Em 1977 dois B.boy, Jmmid e Jojo formaram a Rock Sterdy Crew, essa crew seria das mais importantes crew para a criação e divulgação da Daca break, nomes muito importantes fizeram e fazem parte até hoje dessa crew tais como:Kennneth’Kenswift’ Galbrt ,Richard’Crazy Legs”colon,Mr Freeze (o primeiro b.boy branco )e outros nomes que tiveram grande importância para a dança.A Rock Steady criou etapas ,estruturou a dança,formatou,tornado-a uma arte que podia ser praticada e ensinada ,Ken Swift foi o criador do estilo original style’como é conhecido,ele utilizou as bases da dança de forma que nunca havia sido utilizada,a dinâmica eo fluxo dos movimentos ficaram tão bem utilizados que a dança causava alusão de ser nova,passos novos,Kenny era tido como a mistura de todos os Bboys da época e foi responsável pela popularização da dança pois não existia naquela época que o visse dançar e não quisesse aprender aquela dança.Outro importante passo da crew foi a participação do movimento”DISCO SUCK”que fazia um protesto contra as músicas disco daquela época,era um protesto misto,diversas causas estavam sendo reforçadas ia Rock Steady compareceu pela sua própria causa ,as musicas estavam exterminando com o Breaking,eram músicas com sabes secas e instrumentais melos os que em sua grande maioria não possuíam Breaks e não tinham”SWING” que despertasse vontade de dançar o Breaking,em um jogo de Baseball,diversas pessoas se reuniram em um grande coro e gritavam”fora disco”,”Dane-se disco”,fizeram um pilha enorme de discos do Ritmo DISCO no meio do campo e atearam fogo ,ao som da multidão e com os Bboys dançavam no meio do campo.
· O BBOY
As festa eram freqüentadas por diversos públicos por ser uma festa “matinê”a presença de jovens facilitou o inicio do Breaking já que os meninos gostavam de criar danças novas ,dois nomes são de grande importância para que a dança surgisse,KEITH e KEVIN,irmãos gêmeos conhecidos como Tha Nigga twins onde Começa de certa forma o capítulo chamado de B.boys,entedemos o motivo:Havia uma música de Jemes Bronw chamada Do The Good Foot esta música tinha um passo feito para ela como existia para diversas música Funk da época,Keith e keven já se destacavam pela maneira de se vestir,calças cigarretes,tênis,chapéu Kongol e uma mania de ficar com cigarros apagados no canto da boca como um bastonete de pirulito.Existiam passos para diversos sons,danças como Funk penguin,Bus stop,Breakdown,Keith e Kevin começaram a modificar o passo da música Good Foot e isto chamava a atenção,a soma de tudo,Estilo,Dança,Atitude,tudo aquilo mexeu com muita gente e por isso nos referimos aos gêmeos Keith e Kevin como os “Preimeiros Bboys (Fist Bboys)”
Dado o início do B.BOYing era comum as pessoa aparecem nas festas com passos novos e a disputa entre eles crescia sempre saudável que ajudou muito na formação da dança.Dentre os freqüentadores desta havia um em especial que seria o maior responsável pela criação do Breaking,ele era chamado de SPAY ,este rapaz apareceu com diversos passos novos que foram cruciais para existência da dança ,conhecido entre todos como “The Man With Thousand Moves( Homem de mil movimentos)”ele também tinha o dom de escutar passos vistos nas rodas de dança,alguns presente na época começaram a dizer em entrevistas que ele parecia uma maquina de Xerox ,ele via um movimento que acabara de ser apresentado por alguém da roda e no mesmo estante ele executava o mesmo passo dançado pelo colega e ainda o utilizava para ambos os lados e com destreza ainda maior do que o próprio criador ,relatos da época são unânimes ao citar as proezas de SPAY ,ele foi o responsável pela estrutura da dança breaking hoje por todos ,ele construiu o inicio meio eo “fim” do Bboying a estrutura Top Rock ,Footwork e Freeze surgiu a partir das criações de SPAY que formou depois de um tempo uma crew chamada Crazy Comander’s Crew (1974)forma da por Spy,Shorty e Track .
Luis Angel Mateo Conhecido como traks(1978)Mateo era ginasta e colocou elementos dessa pratica dentro do contexto breaking,após estes acontecimentos Mateo forma a Star Child La Rock juntamente com o Bos eBlue, em 1974 haviam outras crew que também contribuíram com a dança como, Salsoul crew que era a primeira crew composta somente por Latinos e foi a primeira crew que fazia turnês exibindo a Dança Breaking,The Zulu Kings composta por Beave ,Robbin ,Rob e Swain e The Bronx Boys formado por Batch e Weeble criador do giro de Mao ,Hand spin.
Todo “cenário”de criação da dança foi mágico ,era de outro mundo,citada por muitos atualmente como “Forgohen ERA”(era esquecida)” existiram muitos nomes que não foram citados e que tiveram também importância nesta momento ,crew que surgiram e duraram pouco tempo mas todas deram sua contribuição para que encontrássemos essa arte hoje como ela é e como foi criada.
Quando se inicia a moda breaking ,as mulheres não faziam parte do ambiente freqüentado pelos “bboys”mas não eram ativas ,não se viam dançando a dança dançada pelos B.boys inicialmente .A dança breaking nasceu em um ambiente masculino,não por machismo dos B.boys e sim pelos costumes da época ,não era comum ver mulheres envolvidas em rodas de homens ,principalmente adolescentes ,meio na qual a dança nasce .Existem registros de algumas pessoas que citam uma dançarina que freqüentava as festas de Herc,chamada “Rhonda”que dizem ser uma das pioneiras da dança entre as mu lhes ela aparece no documentário “Tha Freshest Kinds”falanda sobre a época ,mas mulheres era uma minoria naquela época no breaking .
Atualmente as Mulheres sofrem maior carga de pré-conceitos dentro da cultura Hip Hop.Com essa moda invasiva e uma população que vive se apoiando na “aparência”as mulheres são as que mais sofrem ao procurar um “modelito” para sairé se sentir parte da cultura Hip HOP e principalmente sendo uma “B.girl´ são poucas ,Se sentir parte e fazer parte realmente existe um espaço em Branco que diferencia as duas condições pode [se ate mesmo existir as duas situações ao mesmo tempo, pois quando a B.gil ela automaticamente passa a se sentir parte disso ate mesmo quando ela se encontra em uma situação que exige dela o uso de um vestido de salto alto por exemplo,mas não erradica a necessidade de colocar “tênis Puma com Fatlance”nesse momento ela entende que não somente tenta dança esta dança mas também é parte disso.
KOOL HERC é o “Grande Passo”
Clive”Kool Herc Campbell,nasceu no dia 16 abril de 1955 em Kingston na Jamaica, mudou para EUA onde vive atualmente.Em 11 de agosto de 1973,Herc faz uma festa para comemorar o aniversario de sua Irma Cindy Campbell,esta festa foi aberta ao publico e ele cobrou U$$ 0,10(dez centavos de dólar pela entrada) no salão do prédio onde morava ,na Av. Sendwick 1520 ( Hoje o endereço é tombado como patrimônio cultural e marco zero da cultura Hip Hop,Nesta festa as pessoas começaram a se identificar com o som do DJ Herc que ficou popular entre as pessoas do Sul do BRONX rapidamente .Kool Herc gostava muito de tocar musica com muitos tambores e instrumentais marcantes , diferente dos demais DJs que tocavam naquela época,tocavam somente as faixas que já eram sucesso divulgadas pelas rádios da época .Herc se identificava muito com o sons como :Just Began-waredible Bunge Band e Give It Up Turm Loose –Jemes Brown.Sons que ficaram famosos em suas festas ,ele procurava sons com instrumentais fortes e marcantes talvez pela sua raiz jamaicana ele se intensificasse mais com estes sons neste contexto que surgem os BREAK BOYS,conhecidos mundialmente como B.BOYS ,devido a uma citação do próprio HERC que ao perceberem que aqueles rapazes gostavam dos trechos musicais que ele tocava e gostava conhecidos como “BREAK”termo musical que se refere ao momento musical em que os músicos apresentam seus instrumentos e sua habilidade ,momento onde na maioria das vezes o vocal para e os instrumentos são a atração >Vendo os rapazes dançarem eufóricos nos Breaks selecionados por HERC ,ele começa a se referir aos rapazes como “BREAK BOYS”após um tempo abreviou a palavra break transformada em “B”,assim nasce o termo B.BOY